“O Rafael” – Renascimento da Arte em 3D

Na história da humanidade, a parte que esta relacionada a ARTE, nos mostra que a mesma foi responsável por sabermos que caminho trilhou a humanidade, numa época a qual éramos simples homos-sapiens. Como um dos primeiros atos, e ferramentas artísticas, usava as mãos para marcar as paredes das cavernas, esse ato do passado nos mostra o quanto seriamos possessivos. Com o passar do tempo muita coisa mudou, ferramentas surgiram e cada povo tinha uma determinada habilidade em cada setor que surgia na sociedade humana. Os egípcios com suas pirâmides os sírios com seus palácios e jardins amplamente decorados e finalmente os gregos, com suas maravilhosas estátuas, tão perfeitas que pareciam vivas. Depois mergulhamos numa fase de trevas culturais e quando abrimos os olhos à idade média bateu a nossa porta, a princípio parecia que havíamos regredido em nosso talento. Toda a beleza do passado antes de Cristo parece ter se perdido e o homem da idade média enxergava tosco. Claro que isso não era para todos os artistas.
o homem resgatou a beleza e qualidade artística, avançou muito mais, desenvolveu novas técnicas e novos elementos e materiais, cores e ferramentas. Logo depois entramos na arte moderna e arte se tornou mais sentimental e expressiva do que técnica. A visão do ser humano nesse período se constituiu regras e técnicas nas produções artísticas, o que de certa forma ajudou no próximo passo da história da arte. Começamos a entra no Renascimento, e foi nesse período que

o homem resgatou a beleza e qualidade artística, avançou muito mais, desenvolveu novas técnicas e novos elementos e materiais, cores e ferramentas. Logo depois entramos na arte moderna e arte se tornou mais sentimental e expressiva do que técnica. A visão do ser humano começou a buscar novos horizontes, de forma tal que surgiram novos estilos e gêneros e ao entramos no século XX um novo salto, a industrialização. A mesma deu ao homem novas possibilidades e crescimento rápido, de tal forma que na década de 50 surge uma nova máquina, nova tecnologia que mudaria o mundo e o homem totalmente, o Computador a Informática. Com a informática as possibilidades tornaram-se maiores e inesgotáveis a Arte Digital dá ao homem muitos caminhos, com um melhor aproveitamento de tempo.
A Arte Digital também evoluiu e com ela nos maravilhamos com as possibilidades do 3D.
Essa arte reúne de forma precisa toda a evolução artística em uma única ferramenta, más claro que tudo vindo do homem não é perfeito, a vantagens e desvantagens nessa nova fase e ferramenta da arte.
Hoje o mundo respira informática e principalmente o processo 3D, mercados de entretenimento e industriais, explodem e buscam a todo custo o melhor que a informática e o 3D possam lhes dar, daí surgem uma busca incessante das empresas e estúdios de informática, de 3D, por profissionais e artistas que tornem capaz a realização de todos os sonhos e desejos do ser humano.


Como uma boa coincidência, no período do Renascimento existiu um artista chamado Rafael Sanzio, de origem italiana fez a diferença entre muitos de sua época, o mesmo integrou a criatividade à técnica. Em suas obras, equilibrou perspectiva, cor e iluminação. Nos 3D encontramos Rafael Souza, brasileiro-carioca que faz do 3D seu momento de Renascimento e diferentes de outros profissionais de 3D, mostra que o espírito artístico sobre saí, podendo ser a grande diferença entre aqueles que apenas prezam pela técnica e tecnologia.

Iniciando essa entrevista de forma descontraída, pergunto ao Nestablo,Tatiana e Zen, como é a relação entre os três no desenvolvimento do trabalho, das aventuras, quem estimula quem a produzir, deixa o trabalho mais descontraído?

Antes de tudo, obrigado a todos, ao site e ao grande amigo Marco Marins pelo convite de poder falar sobre o assunto que mais gosto: a arte.
Houve três momentos: o primeiro na infância como todas as crianças. O segundo momento onde eu brincava de fazer arte sem imaginar que um dia viveria disso; e o terceiro onde coloquei na cabeça que viveria disso sim.

No primeiro momento, ainda na infância, gostava muito de desenhar. Ainda sem orientação profissional. Comprava folhas de cartolina e desenhava guerras, partidas de futebol, lutas etc. Minha primeira orientação veio do meu pai, que me ensinou perspectiva. A única coisa que estava correta nos meus desenhos sobre futebol era a profundidade. As “diferenças” anatômicas que eu cometia não me incomodavam, pois eu era criança. Entrei na adolescência e parei de desenhar.

8Quando voltei, meu senso crítico era maior e eu “descobri” que não sabia 8desenhar nada. Eu já conseguia visualizar as distorções do meu desenho 8amador. Assim, coloquei na minha cabeça que não tinha nascido pra isso e 8deixei o assunto de lado. Permaneci afastado das expressões artísticas um 8bom tempo.
8Quando ganhei meu primeiro computador, com 15 anos, descobri o programa 8Power Point. Aquilo foi a descoberta da “roda” pra mim. Descobri que poderia 8colocar muita RAM no pc e passar os slides rapidamente, tendo sensação de 8animação. Fiz muitas tentativas de vários temas.
Ora fazia luta, ora fazia animações de futebol. Novamente com o tempo percebi que aquilo era amador demais e que viver de arte estava fora do meu alcance. Parei novamente depois de uns dois anos.
A terceira fase veio através da faculdade de Propaganda e Publicidade. Estava muito interessado em ser um publicitário, porém trabalhando com produção. A tartaruga da Brahma, feita pela produtora paulista Vetor Zero, me inspirou. Dentro da faculdade eu corri atrás de um curso de Web Designer. Por coincidência meu professor entendia de 3D e me incentivo a estudar isso. Fiz um curso básico de um mês de 3D Studio Max 2, graças ao esforço do meu pai de bancar tudo. Comecei a me “viciar” no programa. Logo no início, vi que já sabia algumas ferramentas, mas não conseguia criar nada que fosse “bonito”. Estava faltando sensibilidade artística, estudo técnico e muita dedicação. Corri atrás de aprender a desenhar para melhorar na modelagem e percepção. Descobri a escultura também através de sites que falavam sobre o assunto e comecei a estudar em casa. Desde então, faço essas atividades diariamente há uns sete anos. É muito pouco, eu sei, por isso quero fazer a minha vida toda.

Você vai à locadora ou a uma loja e adqüiri um desenho animado qualquer em 3D, sua intenção é de apenas distrair as crianças. Acha tudo muito bonito, más não tem nem idéia de como tudo aquilo foi feito.
Descubra com Rafael Souza, o que é a Arte Digital do 3D, numa entrevista que vai mudar a sua realidade.

Continua…

Conheça nosso novo blog Maracutaia Livros.

Barra Cabeçalho

13 Respostas para ““O Rafael” – Renascimento da Arte em 3D

  1. Excelente teor de informação

    parabéns pelo blog!

    http://www.barataobama.com

  2. Exatamente! A frase diz tudo!

    Mas, como sabemos… Já se foi a época da arte! XD

    Obrigado por me add à acropole… XD
    Abraços!

  3. me ajuda fazer o dever por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrr…
    te amo

  4. gostei muito das obras !
    e oconteudo muito bom

  5. oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom dia
    bjss

    aguardo sua visita :)

  6. Olá, para apenas troca de link, como poderíamos fazer?

  7. Parabéns pelo excelente trabalho

  8. Olá, nossa muito legal esse seu blog eim, eu tenho um também segue la que eu sigo de volta ok?
    http://zica-do-pantano.blogspot.com
    Depois de seguir deixa um comentario la que eu te sigo de Volta!

  9. quero fazer parceria com seu blog o meu e http://www.mouvex.blogspot.com

  10. Boa tarde;

    Tenho uma web-rádio, e estou a procura de parcerias, e troca de banners. Caso tenha interesse, por favor entre em contato:

    http://www.radiowebneja.com

    contato@radiowebneja.com

    • contato@radiowebneja.com Caro Luis, congratulaes! Muito bom sua visita e melhor ainda seu pedido de parceria, o qual aceitamos sim, porm apenas peo voc uma certa pacincia pois o blog dos Abelhudos esta sofrendo modificaes as quais crio que ser tima para todos, junto com o mesmo nascera o blog da Arte’D – Estdio. Desejot-e felicidades e fique no aguardo, teremos muitas novidades para voc como tambm para todos os internautas….Abro!

  11. Boas amigo, interessado em parceria?

    Blog explicativo de como ganhar iPhones, iPods e consolas entre outros!

    http://win-zone.blogspot.com/

    Um bem haja ;D

Deixe um comentário

