“O Rafael” – Renascimento da Arte em 3D – Parte II

8O Nome da fera é Carlos Alberto Evaristo. Em minha opinião, o melhor artista e professor que já 8conheci. Tive muita sorte de ter conhecido ele. Meu traço, estilo e percepção seriam 8completamente diferentes se eu não tivesse estudado com ele. Ele não tem site, Orkut, nada 8disso. Mora no Rio de Janeiro e tem seu próprio estúdio de artes. Acho que tenho 1% do talento dele. E isso já me faz muito satisfeito. Mas como ele mesmo me ensinou, devemos buscar a evolução sempre.

Quando você esta em atividade com seus trabalhos em 3D, dando aula ou prestando  algum  serviço a empresas, já surgiu algum comentário do quais as pessoas acham  que você desenrola  essa arte sem nenhuma dificuldade?

8Já aconteceu de alguém me ver trabalhando e dizer: “Quando você faz parece fácil”. Mas 8isso também não é algo tão comum na minha vida. Sempre falo do esforço que foi 8aprender aquilo e mostro que tudo aquilo tem um explicação que, uma vez 8compreendida, se torna relativamente fácil. De fato, meu antigo professor e desenho 8artístico, Carlos Alberto Evaristo, quando desenhava todos diziam isso para ele com 8freqüência. Seu talento e experiência são tão grandes que até eu mesmo dizia para ele: ” Quando você faz parece fácil.”

8Como foi sua trajetória no mundo das artes, antes de ingressar no mundo da 8arte 3D?

8Como explicado na primeira pergunta, foi uma trajetória com várias fases. De fato, 8minha maior presença na arte, com estudos e pesquisas profissionais, foi logo depois 8de começar com 3D e perceber a necessidade inevitável.

Todo artista tem seu guru, seu mestre, aquele que lhe deu as dicas que o encaminhou nessa vereda. Você tem um ou teve alguém assim?

O Nome da fera é Carlos Alberto Evaristo. Em minha opinião, o melhor artista e professor que já  conheci. Tive muita sorte de ter conhecido ele. Meu traço, estilo e percepção seriam  completamente diferentes se eu não tivesse estudado com ele. Ele não tem site, Orkut, nada  disso. Mora no Rio de Janeiro e tem seu próprio estúdio de artes. Acho que tenho 1% do talento dele. E isso já me faz muito satisfeito. Mas como ele mesmo me ensinou, devemos buscar a evolução sempre.               Sendo uma pessoa de visão aguçada para certos detalhes artísticos como você vê a chegada da arte digital no mundo? E como você compreende a presença e importância da arte 3D nos dias de hoje?

A arte digital chegou para somar, não para substituir. Veio para aumentar a produtividade e dar maiores possibilidades de expressão. Alguns iniciantes acham que arte digital é uma coisa, e arte clássica é outra completamente diferente. Pra mim é tudo a mesma coisa. Vejam bem, guerras podem ser feitas com lanças e arco e flecha, metralhadoras e canhões ou com a mais alta tecnologia, mas de qualquer forma, é tudo a mesma coisa, guerra.

A arte do 3D atinge muitos setores da sociedade, a indústria, a família, a educação, medicina, entretenimento, artística e tantas outras. Como você vê um profissional dessa arte em possibilidades de ascensão, não só financeiras más também sentimentais?

Vou começar a falar da realização sentimental, pois tudo começa daí.  

Trabalhar hoje em algo que não goste, é muito difícil. As cargas horárias são maiores, a pressão é gigante, as cobranças em alguns casos são abusivas, é preciso ter muita disposição mental. Para piorar, você pode ter que fazer tudo isso em uma profissão que não ama, mas foi aquela “oportunidade” que apareceu e você não quis desperdiçar. Sinceramente, não sou esse guerreiro, nunca trabalhei em algo que não fosse minha profissão, nunca. Não consigo me imaginar em uma situação diferente. Trabalhar no que amo é terapia, e não trabalho em si. A palavra trabalho ganhou cargas negativas. O trabalho dignifica e envelhece o homem. Por isso não trabalho, faço terapia.

Encarando a profissão desta forma, você terá o prazer de correr atrás de mais informações, mesmo que esteja cansado, terá vontade de melhorar e fazer tudo com muito capricho. Quando você menos esperar, vai ver que se destacou daqueles que estão na profissão só por modismo ou dinheiro. De repente, você estará ganhando dinheiro de verdade. Amando sua profissão, você poderá ser jovem a vida inteira, sem estresse, com uma vida muito feliz e, o dinheiro, é apenas uma conseqüência, apenas um prêmio. Seja um estudioso. Quando se tornar um profissional de verdade, não trabalhe por uma pequena recompensa.

Ama-se essa profissão aproveite o BOOM que está chegando. Ainda existe muito mais trabalho do que profissionais. Existe muito espaço para crescer. Agora é a hora. Aproveite o BOOM.

“Ainda existe muito mais trabalho do que profissionais. Existe muito espaço para crescer. Agora é a hora. Aproveite o BOOM.”

Rafael Souza, brasileiro-carioca, revela que o Brasil tem potencial artísticolpara o desputadíssimo mercado da indústria do 3D.

Continua…

5 Respostas para ““O Rafael” – Renascimento da Arte em 3D – Parte II

  1. Que hilário!

    Umas alunas abusadas copiaram o texto como se fosse delas.

    Huauhuhauhauhauhauh!

    ZERO!!!!!!!!!

  2. Olá vocês querem parceria, ganhariam toda quinta uma materia sobre o blog, e nos queriamos o mesmo

    http://bastidoresdatelevisaobrasileira.blogspot.com/

    e-mal : multisessao@hotmail.com

  3. Estudei com Evaristo por um tempo, em 1998 no Oberg e uns anos depois no estúdio dele, na Praça Seca – Jacarepaguá-RJ. Acho que foi por volta de 2001, 2002, alguma coisa assim, fiquei lá um bom tempo. Tenho saudades dele!

  4. Olá! Tudo bem?

    Gostaria de fazer parceria com o blog. Como faço?

    Eu vou deixar mer e-mail para contato e o meu blog.

    msn: b.ru.almeida@hotmail.com

    http://www.popstar.worpress.com

    Espero retorno!

  5. Oiie. bem?
    Então eu estou querendo parceria.
    Então o que você acha de colocamos um banner em nossos site?
    Deixe um comentario no meu blog.brigado pela atenção
    Blog:http://sksemnocao.blogspot.com/

Deixe um comentário

