“O Rafael” – Renascimento da Arte em 3D – Final

nn

n

Como você vê a presença das crianças e adolescentes no mundo da informática e sua relação emocional no convívio com as outras pessoas?

8Acabei de falar sobre estar aberto para novas mudanças, porém acredito que algumas coisas do 8passado funcionavam e ainda podem funcionar muito bem. Tem detalhes nessa relação “infância 8e mundo virtual” que acho muito bons, outros ruins.
8A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos. Muitas pessoas demoraram em se 8adaptar,

outras, ainda possuem fobia disso. As crianças de hoje estão muito precoces. Estão adquirindo uma capacidade muito grande de trabalhar com tecnologia. Sua capacidade de compreensão da informática é maior do que as outras gerações. Seu contato com o mundo, mesmo que seja à distância, é bem grande. Seu contato com a língua inglesa é mais intenso. Existem muitas vantagens nessa relação.
Por outro lado, para termos uma vida feliz e com sucesso, não88 precisamos apenas de tecnologia. Você não é a única pessoa do88 mundo. Ninguém faz nada sozinho. Existem outras qualidades e88 características que o ser humano deve ter. Precisamos do talento da88 preparar para o mundo. Eu acredito que muitas crianças que88 exageram88 no relacionamento com o mundo virtual, acabam88 ficando88 despreparadas para viver no mundo real. Aquelas que só88 escrevem quando estão na internet acabam perdendo o domínio da88 língua portuguesa. Aquelas que só fazem “amigos” pela internet88 acabam deixando de aprender a se relacionar de verdade. Perdem a88 oportunidade de conhecer pessoas que “existem”. A questão, é que um dia deverão obrigatoriamente entrar no mundo real. Se estiverem despreparadas, sem atenção contínua aos seus princípios, poderão se perder.

A tecnologia não pode substituir coisas que já estavam funcionando. Deve apenas acrescentar. Nem mesmo quem desenvolve novas tecnologias está pensando em empobrecer as coisas, e sim, enriquecer. Basta saber como utilizá-las. Jogos de computador, por exemplo, ajudam a desenvolver a coordenação motora e raciocínio, são bons. Mas brincar de futebol ou esconde-esconde com os amigos também é muito importante para as crianças. Eu tenho algumas cicatrizes adquiridas na infância, por isso ela foi muito boa.
Não sou psicólogo nem pai, mas acredito nisso.

Finalizando, o que você diria para aquelas pessoas que querem ingressar no mundo da arte digital e principalmente da arte 3D?

8Não confundam o prazer de assistir a um filme ou jogar um vídeo- 8game com a vontade de ser um produtor de animação.
8Para trabalhar com animação, você deve primeiramente amar adivina
8 8habilidade dada a todos nós de expressar nossos sonhos e8 8sentimentos com a arte. Não podemos confundir brincadeira com8 profissionalismo.

Estudar arte é como um jogo maravilhoso e terapêutico, porém siga o caminho8 sem amadorismo.
Caso você for publicitário, designer, arquiteto ou cineasta não esqueça que arte8 3D não é um “pequeno plus” na sua profissão. Essa profissão é tão grande8 quanto a sua anterior. Não existe, por exemplo, um publicitário que saiba 3D.8 Existe uma pessoa que além de ser publicitária, é artista 3D, ou seja, tem duas8 profissões do mesmo tamanho.
Não pense que arte 3D é o conhecimento de um programa.

O programa é apenas uma ferramenta para criar seu trabalho assim como o pincel, o lápis ou aerógrafo.

Costumo dizer em minhas aulas que o computador lhe dá 16 bilhões de cores, mas em nenhum momento lhe diz qual delas deve usar. A Tablet é apenas uma mesa onde você desenha com uma caneta especial e o desenho aparece na tela do computador. Se você ainda não aprendeu a desenhar com o lápis, não vai saber desenhar com essa caneta só por ser um produto caro e tecnológico.
Estude arte, treine arte, respire arte, viva disso, ame isso demais. Não tenho a pretensão em achar que brincamos de Deus quando inventamos mundos e personagens, porém, o fato de ter a habilidade de expressar com pinturas, desenhos, esculturas ou modelos 3D nossos mundos particulares, é bom demais.
Não seja infantil ao entrar nessa profissão. Você vai ter que estudar muito e aceitar desenvolver coisas muitos feias no início.
E se ainda sim estiver mesmo querendo tudo isso, você está pronto.
Bons estudos e obrigado novamente pela entrevista.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s