Reunião de talentos desafinados

O diretor Walter Lima Jr., de A Ostra e o Vento (1997), decidiu apostar numa difícil e ousada tarefa, recontar a trajetória da Bossa Nova, através de uma viagem imaginária sobre um quarteto que nunca existiu de fato, Os Desafinados (2008). Através deles, o diretor sintetiza situações que aconteceram realmente nos bastidores do gênero musical brasileiro que ganhou o mundo nos anos 60 e aposta na metalinguagem ao escolher como protagonista, o cineasta Dico (Selton Mello) que resolve na trama fazer um documentário sobre o tal quarteto. Entram em cena, o pianista Joaquim (Rodrigo Santoro), o saxofonista Davi (Ângelo Paes Leme), o baixista Geraldo (Jair Oliveira) e baterista PC (André Moraes).

A intenção de Walter Lima Jr. não é explorar a história da Bossa Nova, mas capturar o espírito da época, numa linha revisionista presente em filmes tão díspares como Forrest Gump, na adaptação Ricardo III, Adeus, Lênin ou até em Labirinto do Fauno em que a realidade é apresentada sob um olhar ficcional. Mas o estilo de vida, os sonhos, decepções, frustrações dos músicos brasileiros estão presentes no novo filme. Inclusive as musas. A moderna e sofisticada Gloria Baker (Cláudia Abreu) e a doce Luiza (Alessandra Negrini) formam com Joaquim, um envolvente triângulo amoroso. A luta do quarteto para realizar o sonho de se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque e o confronto com a dura realidade do período militar, aproximam ainda mais a ficção com o contexto da época. Elenco estelar e produção de época cuidadosa em filme bastante promissor. Mais detalhes, no site oficial.

Os Desafinados (2008) será lançado em 29 de agosto. Confira o trailer e mergulhe no espírito da época.

O vídeo seguinte, também do filme, mostra um divertido espetáculo dentro do estilo da Bossa Nova com todas as suas variáveis. O recomendável é assistir em silêncio absoluto. Só não interrompa o músico. Imperdível.

Anúncios

Uma resposta para “Reunião de talentos desafinados

  1. Já add vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s