Muito além do deserto

Paulo Caldas contribuiu decisivamente para a retomada do cinema pernambucano nos anos 90, quando dirigiu com Lírio Ferreira, O Baile Perfumado (Nacional, 1997). Também realizou Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, O (Nacional, 2000) junto com Marcelo Luna. No entanto, seu primeiro trabalho sozinho na direção é Deserto Feliz (Nacional, 2007), uma co-produção com a Alemanhã. O roteiro, feito em parceria com Marcelo Gomes, Xico Sá e Manuela Dias, expõe as mazelas de nossa sociedade ao retratar a vida de Jéssica, uma jovem de 14 anos, interpretada com grande desenvoltura pela estreante Nash Laila. Ela vive na cidade de Deserto Feliz, no sertão pernambucano, até ser violentada pelo padrasto, sob o olhar silencioso da mãe. Jéssica, então, foge para o Recife, onde passa a trabalhar no turismo sexual, sonhando com um estrangeiro que possa tirá-la daquela condição. É quando conhece Mark (Peter Ketnath), um turista alemão que interfere em seu destino.

Lançado no Festival de Gramado com uma calorosa recepção, Deserto Feliz conquistou seis Kikitos: Melhor Diretor (Paulo Caldas) Fotografia (Paulo Jacinto dos Reis), Direção de Arte (Moacyr Gramacho), Música (Erasto Vasconcelos e Fábio Trummer), além do Prêmio da Crítica e de Melhor Filme do Júri Popular e foi exibido em festivais na Alemanha, Holanda, Mexico e Portugal. Filmado em estilo documental nas cidades de Juazeiro e Petrolândia, o filme explora a idéia de deserto como metáfora para a aridez das relações, do sertão, dos sentimentos, da falta de condições e oportunidades, em oposição ao feliz do título, num contexto semelhante ao Árido Movie (Nacional, 2004), filme dirigido pelo parceiro Lírio Ferreira. Mesmo desenvolvendo trabalhos individuais, esses cineastas pernambucanos mostram manter a sintonia de idéias. O filmes de Paulo Caldas conta ainda com grandes nomes como Zezé Motta, João Miguel e Hermila Guedes, Chico Diaz e Aramis Trindade.

Deserto Feliz (Nacional, 2007) está previsto para entrar em circuito no dia 22 de agosto. Sem encontrar o trailer oficial, confira uma matéria produzida durante o Festival de Gramado sobre o filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s