Quem vigia os Vigilantes?

Depois de conduzir uma legião de guerreiros espartanos pelo desfiladeiro das Termópilas em 300 (Idem, 2006), o diretor Zack Snyder continuou a investir nos quadrinhos ao escolher como seu filme seguinte, Watchmen (Idem, 2009), baseado na aclamada mini-série de Alan Moore e Dave Gibbons, publicada em doze edições, entre 1986 e 1987, que “apenas” revolucionou a nona arte. Foi a única história em quadrinhos a vencer o prêmio Hugo dedicado a literatura até hoje e a única mencionada na lista dos 100 melhores romances publicados no século XX da Revista Times. O desafio de adaptar Watchmen (Vigilantes) para Zack Snyder é ainda maior que seu filme anterior devido a complexidade dramática e estética da obra de Moore.

Publicada numa época em que quadrinhos era sinônimo de passatempo infanto juvenil, Watchmen chegou para transformar esse contexto ao apresentar uma trama de super heróis numa interpretação bem mais realista e aprofundada. Apesar dos poderes manifestados, os protagonistas são ambíguos, falhos e expressam insegurança, ambição e até medo. O roteirista Alan Moore nos mostrou como seria o mundo real se os super heróis existissem de verdade. Como seria a interação entre os superseres com pessoas comuns e as consequências disso. Em busca de mais liberdade, Moore preocupou-se em construir uma realidade alternativa onde os Estados Unidos vence a guerra do Vietnã na gestão de Richard Nixon, o que provoca uma série de diferenças entre essa realidade e o nosso mundo.

Para atingir maior fidelidade com as características da obra original, o diretor Snyder já confirmou que pretende manter a trama nos anos 80, dentro do contexto daquela realidade criada por Moore. Para o elenco, Snyder preferiu convocar ilustres desconhecidos do grande público, embora destaque os trabalhos de Jackie Earle Haley (Pecados Íntimos) como Rorschach e Billy Crudup (Missão: Impossível III) como o polêmico Dr. Manhattan. O público pode aguardar as discussões morais, filosóficas e políticas da trama que surgem a partir do assassinato de um vigilante e atingem um nível de interpretação crítica da sociedade e do próprio universo de super heróis explorado a exaustão pelas grandes editoras de quadrinhos nos Estados Unidos.

Alan Moore, também roteirista de A Piada Mortal, V de Vingança e Liga Extraordinária, construiu em Watchmen sua obra prima, dificil de ser superada, capaz de influenciar gerações de leitores e autores de quadrinhos, com reflexos na televisão, como a série Heroes, e no cinema, com X-Men de Bryan Singer e com a nova franquia de Batman, do diretor Christopher Nolan. Pra variar, Moore já declarou repudiar a adaptação de Watchmen para as telas, assim como criticou outros filmes baseados nos seus trabalhos V de Vingança e Liga Extraordinária. A grande dúvida para os fãs dos quadrinhos é se o diretor conseguirá responder satisfatoriamente a grande questão: Quem vigia os Vigilantes? E pelo que foi mostrado no trailer, Zack Snyder está no caminho certo.

Watchmen (Idem, 2009) tem lançamento mundial programado para 06 de Março de 2009. Confira o trailer legendado:

Anúncios

Uma resposta para “Quem vigia os Vigilantes?

  1. Pingback: Wolverine apresenta suas garras « Maracutaia Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s