Ensaio em hollywood

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008) mostra como a humanidade enfrenta a situação extrema, diante de uma inesplicável epidemia batizada de cegueira branca que cobre os olhos dos infectados com uma superfície leitosa. A repentina praga espalha-se lentamente pelo país, desestruturando a sociedade e obrigando as autoridades a confinar os infectados em guetos de quarentena, nas condições mais precárias. Enquanto a esposa de um médico é a única pessoa não afetada pela doença. O filme, baseado na obra publicada em 1995 do escritor português, vencedor do Nobel de Literatura, José Saramago, reune no elenco, Julianne Moore (Os Esquecidos), Mark Ruffalo (Colateral), Danny Glover (Dreamgirls), Gael García Bernal (Babel) e a brasileira Alice Braga (Eu Sou a Lenda).

O prestígio internacional alcançado com o filme Cidade de Deus (Nacional, 2002), fez o diretor brasileiro Fernando Meirelles chamar a atenção de Hollywood e ter a oportunidade de realizar o drama político, O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005), baseado na obra de John le Carré, reunindo os astros Ralph Fiennes (Lista de Schindler) e Rachel Weisz (A Múmia) que conquistou o Oscar de Melhor Atriz por essa atuação. O filme colecionou prêmios e ganhou o respeito da crítica, abrindo caminho para esse projeto ainda mais ousado, baseado na obra de José Saramago. Com a crescente espectativa em torno da adaptação de Meirelles, o novo filme foi escolhido para abrir o Festival de Cannes 2008, em 14 de maio último. A escolha é considerada uma grande honra, mas também pesa grande responsabilidade.

O próprio autor da obra, José Saramago, pediu para acompanhar o lançamento no Festival, mas foi proibido de viajar pelos médicos. Então, Meirelles foi antes a Lisboa para mostrar o filme a ele. Com a exibição em Cannes, o filme dividiu a opinião dos críticos, embora mantenha elevada as expectativas do grande público. O estúdio da Paramount, satisfeita com os trabalhos do diretor brasileiro, convidou Fernando Meirelles para dirigir uma super produção de suspense com o personagem Jack Ryan, que já rendeu filmes como A Caçada ao Outubro Vermelho e Jogos Patrióticos. O próximo projeto será Por Todos os Meios Necessários ( By Any Means Necessary ), com lançamento programado para 2009.

Previsão de lançamento no Brasil: 12 de setembro. Confira o trailer legendado:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s