Paralisação dos ônibus pode terminar ainda hoje

Nova rodada de negociações entre representantes dos motoristas, cobradores e mecânicos e os donos das empresas concessionárias do transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife, por meio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Setrans) e a Empresa Metropolitana de Transportes (EMTU), ocorrerá às 11h desta sexta-feira (27), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no bairro do Espinheiro e será intermediada pelo procurador-chefe Aluísio Alves da Silva Júnior, com o objetivo de encerrar o impasse que provocou a greve da categoria desde a zero hora de ontem.

O impasse na concessão de reajuste salarial ocorreu porque os trabalhadores reivindicaram reajuste de 12%, enquanto os patrões ofereceram 4,35% de aumento. As duas partes vão discutir nova proposta, entre 5% e 7%, apresentada, no início da noite passada, pelo procurador-chefe do MPT. Entretanto, as partes envolvidas não parecem querer ceder. Caso cheguem a um consenso, a greve estará encerrada. Por enquanto, a paralisação prossegue por tempo indeterminado.

Apesar da greve, estimativas da EMTU revelaram que cerca de 60% da frota total circule normalmente. Um esquema de segurança organizado pela EMTU e a Polícia Militar colocou escolta nos ônibus e policiamento nos terminais para evitar a ação dos grevistas. A EMTU inclusive ameaçou entrar na Justiça para cobrar do Sindicato dos Rodoviários os prejuízos causados por piquetes do movimento grevista que provocou danos em 83 coletivos. Dois motoristas foram presos por suspeita de vandalismo nos ônibus. Enquanto isso, a Setrans entrou com pedido de ilegalidade da greve, que será julgado pela presidente interina do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Maria Helena Guedes.

E quem paga a conta do impasse é a população com poucos ônibus em circulação, paradas e veículos lotados, muita espera, reclamação e transporte clandestino mais caro para poder chegar no trabalho e voltar para casa.

Leia mais sobre a crise dos ônibus no Recife:

Acabou a greve de ônibus no Recife – 27.06

Sem acordo, motoristas de ônibus entram em greve no Recife – 26.06

Recifense assustado com risco de greve de ônibus – 25.06

Recife enfrenta paralisação dos ônibus – 20.06

Anúncios

Uma resposta para “Paralisação dos ônibus pode terminar ainda hoje

  1. Pingback: Acabou a greve de ônibus no Recife « Maracutaia Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s