Percepção renovada

A realização desse trabalho de acompanhar a Reunião Internacional e o Encontro Estadual de Parteiras Tradicionais 2008, nos permitiu mergulhar num universo desconhecido da maioria. Sempre que falamos em parteiras, caímos também nas amarras do preconceito ao imaginar senhoras idosas, em lugares remotos, com práticas obscuras e esquecidas pelo tempo, desenvolvendo o seu trabalho “primitivo” pela falta de oportunidades de contribuir de outra forma para a sociedade. Ledo engano.

O que encontramos foram mulheres e homens organizados, conscientes de seus direitos, determinados a defender a prática do parto humanizado que nada tem de primitivo. Na verdade, o trabalho das parteiras valoriza a mulher em seu momento mais sublime ao gerar vida. A visão de muitos homens da ciência desconsidera ou repudia as práticas tradicionais das parteiras e a maioria das mulheres desconhece ou não acredita na segurança de realizar um parto tradicional, preferindo a técnica da cesária por comodidade ou medo.

A reunião promovida pela ONG, Cais do Parto, não apenas revela a importância das parteiras em nossa sociedade, como luta pelo respeito da categoria e nos lembra da tremenda dívida social que temos com as parteiras. A ciência procurou desacreditar e ocultar da sociedade, o trabalho delas. E isso, só nos fez reconhecer toda a importância dessa profissão que vem desde o início dos tempos e não existe risco de extinção. Como resultado do evento, as parteiras preparam o documento Carta de Olinda com uma série de sugestões visando principalmente o tão almejado reconhecimento e a regulamentação da profissão. Chegou a hora de valorizar o trabalho das parteiras.

Acompanhe toda a cobertura:

Parto humanizado, tema de encontro em Olinda

Programação do C.A.I.S. do Parto

Parteiras discutem regulamentação da profissão no 1º dia de encontro

Vozes da América ecoam em Olinda

Parteira, profissão sublime

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres: parteiras

Parteira, um exemplo a ser seguido

Quando a ciência defende o parto humanizado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s