Desbrave a rede com os Buscadores

Em 1993, surgiu o primeiro programa de navegação da Internet, o Mosaic, desenvolvido na Universidade de Illinois, pela equipe liderada por Marc Andreessen, criador do navegador Netscape, no ano seguinte. Os programas de navegação foram fundamentais para popularizar os sites da web e a própria internet entre os usuários do mundo inteiro, pois permitia visualizar o conteudo dos sites, entre textos, imagens, animações, arquivos de áudio e vídeo. Sentindo-se ameaçada pelo uso da rede, a empresa Microsoft, responsável pelos sistemas DOS e Windows, lançou o navegador Internet Explorer, tomando o espaço que era do Netscape. Hoje, outros navegadores chamam a atenção como o Ópera e o Mozilla Firefox, mas o Internet Explorer continua como o principal navegador da Internet.

BUSCADORES – Antes de nascer o primeiro website, o estudante Alan Emtage, da Universidade McGill, Montreal, Canadá, criou em 1990, o primeiro serviço de busca, o Archie, diminutivo em inglês para Archives ou Arquivos. O serviço resolveu o problema de procurar arquivos quando a internet ainda não tinha interface gráfica amigável e cada ambiente de rede exigia um universo próprio de comandos e atalhos. O primeiro serviço de busca da web foi o Wandex, hoje inativo. Criado por Matthew Gray em 1993, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o serviço foi o primeiro a usar uma ferramenta chamada “Aranha” ou Web Crawler que buscava e classificava o conteúdo da rede automaticamente. O serviço Aliweb, lançado por Martijn Koster em outubro de 1993, é o mais antigo serviço de busca web ainda em funcionamento. No ano seguinte, surgiu o Lycos, o primeiro serviço de busca transformado em sucesso comercial. Serviços populares como Yahoo e AltaVista surgiram em 1995 e o atual sucesso Google, nasceu em 1998.

Os serviços de busca em geral utilizam instrumentos como “Aranhas” ou Web Crawlers e “Robôs” ou Bots para procurar sites e catalogar o conteudo em gigantescos bancos de dados. Os usuários acessam os serviços de busca e fazem suas pesquisas com o uso de palavras chave. O sistema compara as palavras pesquisadas com o conteúdo de seus bancos de dados e retornam com uma lista daqueles endereços de conteúdo idêntico. Os serviços baseiam-se na lógica booleana e utilizam como comandos, os operadores AND (e), OR (ou), NOT (não) e as aspas, para direcionar e facilitar a pesquisa. Quando pesquisamos Recife e Olinda, por exemplo, teremos como resultado todos os endereços contendo Recife, contendo Olinda e contendo ambas as palavras. Ao usar “Recife e Olinda”, aparecerá apenas os sites com as duas palavras. Os sites apenas com a palavra Recife e os outros apenas com a palavra Olinda serão desconsiderados no resultado

BRASIL – Em 1987, a Fundações de Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, estabeleceu uma conexão com instituições norte-americanas, inaugurando a internet no Brasil, numa rede exclusiva para faculdades e instituições de pesquisa. Em 1990, o Ministério de Ciência e Tecnologia criou a Rede Nacional de Pesquisa – RNP para difundir o uso da rede. Em abril de 1995, a rede passou a ter uso comercial no Brasil, através da Embratel. Em maio, surge o primeiro jornal brasileiro online, o Jornal do Brasil. Em junho, o primeiro banco brasileiro, o Bradesco. O primeiro serviço de busca lançado no Brasil foi o Cadê?, criado por Gustavo Viberti e Fabio de Oliveira em setembro de 1995, com grande sucesso. Hoje, o serviço pertence ao grupo Yahoo.

Por uma década, a FAPESP cuidou de organizar e fiscalizar a implantação da Internet no pais e controlar o gerenciamento dos domínios, endereços dos sites. Desde 2005, o Comitê Gestor Internet Brasil, CGI.br, assumiu essa função de gerenciar os domínios no País. Assim, para lançar um site no Brasil, a pessoa ou empresa precisa fazer um cadastro junto ao CGI.br, no site http://registro.br/ e escolher um dos tipos de domínio ponto br, ou seja, brasileiros. Os principais tipos são com (comercial), gov (governamental), edu (educacional), mil (militar), org (entidades sem fins lucrativos), tur (turismo), entre outros. Segundo estatísticas do sistema, o Brasil conta com 1.268.485 domínios cadastrados até a presente data.

Para celebrar o sucesso da internet no Brasil, em 14 de dezembro de 1996, o cantor e compositor Gilberto Gil, hoje Ministro da Cultura, fez o lançamento de sua música Pela Internet através da própria rede antecipando uma febre do uso da internet em nosso País que hoje mostra-se consolidada como ferramenta de comunicação, lazer e pesquisa. Apesar desses usuários serem cercados por mares de excluídos digitais e ainda falte muito para a internet ser acessível a todos no País das contradições.

Texto postado originalmente no Blog: O Linguarudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s